A visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã ainda não surtiu o efeito esperado pela Embraer, cujos executivos fazem parte da comitiva.
A fabricante de aviões brasileira negocia um acordo para 10 jatos E190-E2 com a companhia aérea estatal Vietnam Airlines e esperava-se por algum anúncio de acordo.
No entanto, Lula, após ser recepcionado pelo presidente do Vietnã Lương Cường, disse nesta sexta-feira, 28, que a companhia aérea está “avaliando positivamente a oferta da Embraer”.

De fato, a Vietnam Airlines há vários meses avalia encomendar aeronaves de até 150 assentos, que não existem em sua frota, mas a empresa também tem conversado com outros fabricantes, incluindo a chinesa COMAC.
Os E-Jets já voaram no Vietnã tempos atrás com a empresa aérea Bamboo Airways. No entanto, em crise financeira, a transportadora reduziu sua frota e devolveu seus aviões da Embraer.
All Nippon Airways assina acordo para até 20 E2
O tour de Lula pela Ásia começou no Japão, onde a Embraer e a All Nippon Airways fizeram a cerimônia de assinatura oficial de uma encomenda de 15 E190-E2 e cinco opções de compra.
A aquisição havia sido revelada pela companhia aérea em fevereiro em meio a um amplo pedido de aeronaves que incluiu a Boeing e a Airbus.

A possível encomenda da Vietnam Airlines foi revelada por oficiais do governo brasileiro à Reuters na semana passada.
Algo similar ocorreu no ano passado, quando Lula visitou a China e ventilou-se um possível anúncio de venda de 20 jatos E2 a uma companhia aérea do país.
Contudo, até hoje nenhum pedido foi feito por empresas chinesas, a despeito de as duas variantes da aeronave comercial serem certificadas pelo regulador local.
A Embraer tem conseguido, com sua equipe comercial altamente qualificada, conquistar negócios em toda parte do mundo. Na minha opinião, não precisava se envolver nessa “farra lulista”. No Japão principalmente, onde a ANA já havia anunciado o acordo para compra dos E-2, e outros da Airbus e Boeing, isso pegou muito mal.
Exatamente, Antonio, mas tem mortadelas achando que essa figura é de extrema importância para os negócios do país. Ledo engano.
mais uma mentira,igual a venda da carne para o Japão!as plantas frigoríficos brasileiros ja vende lá ha decadas.
O Vietnam como outros países socialistas (amiguinhos) já fizeram, estão loucos para que o BNDES financie a compra de aviões a taxa de juros subsidiadas com dinheiro público com nenhuma garantia de pagamento. Já vimos esse filme antes, no final que vai pagar é o povo trabalhador brasileiro.