O Vietnã planeja reconhecer a certificação de tipo de aeronaves comerciais da COMAC emitidas pela sua contraparte chinesa, a CAAC.
Segundo a Reuters, o regulador vietnamita, CAAV (Autoridade de Aviação Civil do Vietnã), pretende mudar a atual legislação a partir de 30 de abril, o que permitiria que aeronaves como o jato regional C909 (ex-ARJ21) e o rival do 737 e do A320, o C919, possam ser operados por empresas aérea vietnamitas.
A medida será uma grande vitória para a COMAC, que busca fechar acordos para que seus aviões sejam vendidos para outro cliente externo – até o momento apenas a TransNusa, da Indonésia, voa com dois C909.
A VietJet pretendia operar dois C909 em janeiro após não conseguir alugar aviões da Embraer.

O acordo seria em regime de leasing com a Chengdu Airlines, porém, a falta de aprovação regulatória fez o acordo ser postergado indefinidamente.
A atual regulação do Vietnã só reconhece os certificados de tipo da FAA (EUA) e da EASA (Europa). Com a mudança, os documentos emitidos pela CAAC também seriam aceitos da mesma forma.

Guerra comercial com os EUA
Assim como vários países, o Vietnã também tem sido ameaçado com tarifas extras por suas exportações aos EUA pelo presidente Donald Trump.
Por outro lado, a companhia aérea estatal Vietnam Airlines possui um Memorando de Entendimento para 50 jatos Boeing 737 MAX assinado em 2023 enquanto a VietJet fechou dois acordos para 200 dessas aeronaves em 2016 e 2018.
Esse argumento será usado por uma missão que viajará para Washington nos próximos dias para evitar as sobretaxas de importação.