A Vietnam Airlines está em conversas com a Airbus e a Embraer visando uma encomenda de 20 jatos regionais, revelou a Bloomberg.
As discussões envolvem o A220 e a família E2, que possuem capacidade para até 150 passageiros, mas costumam ser configurados com cerca de 130 a 140 assentos.
Trata-se de uma faixa de mercado onde a companhia aérea estatal vietnamita não atua hoje.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A frota da Vietnam Airlines é composta de 63 jatos da família A320 e 29 widebodies, entre modelos A350 e Boeing 787.
Mas a empresa aérea fez um gesto recente em direção à Boeing ao encomendar 50 737 MAX no ano passado.
Primeiro ministro do Vietnã visitou a Embraer em 2023
A Embraer já corteja a Vietnam Airlines há algum tempo. Em setembro de 2023, o Primeiro Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, esteve na sede da fabricante brasileira onde visitou uma aeronave E2.
Na ocasição, Minh Chinh pediu que a Embraer investisse na modernização da infraestrtura de aviação no país, mas nada foi divulgado sobre um possível interesse da empresa aérea estatal.
Até pouco tempo atrás, os E-Jets voavam no país do sudeste asiático, com a Bamboo Airways, mas a empresa os retirou de serviço em meio à uma crise financeira.
Para a Airbus, conquistar um cliente na região também é bastante importante já que o A220 tem uma presença pequena na Ásia-Pacífico.
Além da Korean Air, uma das primeiras clientes da aeronave, e da Qantas, apenas as pequenas Air Niugini, da Papua Nova Guiné, e a Air Vanuatu escolheram o A220 para suas frotas.