A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (UK CAA) concedeu na segunda-feira (6) uma licença provisória para que a Virgin Atlantic realize o primeiro voo transatlântico do mundo com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).
O voo será operado em 28 de novembro entre os aeroportos de Londres (Heathrow ) e Nova York (JFK) com um Boeing 787-9 Dreamliner equipado com motores Rolls-Royce Trent 1000. A aprovação ocorre após meses de testes em solo com um turbofan funcionando apenas com SAF.
O projeto reúne não apenas a Virgin como também a Rolls-Royce, BP e a Boeing e conta com financiamento parcial do Departamento de Transportes do Reino Unido, que lançou o desafio em dezembro de 2022.
A Virgin Atlantic ainda espera pela aprovação das autoridades de aviação civil dos EUA, destino do voo, mas também do Canadá e da Irlanda, em razão da rota cruzar os dois países.
Atualmente o SAF pode ser usado numa mistura de até 50% nos motores de aeronaves comerciais mas a meta é que os voos possam ser realizados apenas com o combustível sustentável, extraído de fontes renováveis.
Segundo pesquisas, o SAF pode reduzir as emissões de carbono no ciclo de vida em mais de 70% em relação aos combustíveis fósseis (querosene).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Apesar de seu uso parcial ser liberado, o SAF representa apenas menos de 0,1% do volume de combustível de aviação atualmente. A produção desse tipo de combustível ainda deverá ganhar escala nos próximos anos, à medida que seu uso se expande.
O teste que ocorrerá dentro de três semanas ganhou até um número de voo especial da Virgin Atlantic: VS100.