A Virgin Atlantic concluiu com sucesso o primeiro voo comercial transatlântico da história abastecido apenas com SAF (sigla em inglês para Combustível Sustentável de Aviação) na terça-feira, 28 de novembro.
Batizado como “Flight100”, o voo decolou do Aeroporto de Heathrow, em Londres, com destino a Nova York (JFK) às 11h49 e pousou 7 horas e 16 minutos mais tarde.
A aeronave utilizada foi um Boeing 787-9 Dreamliner com a matrícula G-VDIA. O jato widebody foi abastecido com SAF composto de 88% HEFA (Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos) fornecido pela AirBP e 12% SAK (Querosene Aromático Sintético) fornecido pela empresa Virent.
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A Rolls-Royce, fabricante do motor Trent 1000, também participou do projeto, assim como a Boeing, o Imperial College London, a Universidade de Sheffield, a ICF e o Rocky Mountain Institute.
O voo vinha sendo planejado desde dezembro de 2022 quando o Departamento de Transportes do Reino Unido lançou um desafio para realizar o voo ainda neste ano.
A Virgin Atlantic vinha testando um motor com SAF desde meados do ano e conseguiu a aprovação para o voo das autoridades de aviação dos países envolvidos dias atrás.
“Eu não poderia estar mais orgulhoso de estar a bordo do Flight100 hoje ao lado das equipes da Virgin Atlantic e de nossos parceiros, que têm trabalhado juntos para definir o caminho de voo para a descarbonização da aviação de longo curso”, disse Sir Richard Branson, fundador da Virgin. Atlântico.
O Flight100 deveria ter sido o primeiro a atravessar o Oceano Atlântico apenas com SAF na história, mas esse marco coube ao Gulfstream G600 dias atrás.
A fabricante dos EUA se antecipou à Virgin e realizou um voo com 100% SAF em seu jato executivo entre sua sede e o Aeroporto de Farnborough, na Inglaterra, em 19 de novembro.
A meta da indústria aeronáutica é ampliar o uso do SAF nos voos a fim de ampliar a descarbonização na aviação de longo curso e atingr o Net Zero 2050, quando espera-se o fim do uso de combutíveis fósseis.