A primeira visita do Beluga, o avião de cargas volumosas da Airbus baseado no A300-600, à América Latina já tem data para ocorrer. Como Airway antecipou, o voo inédito estava marcado para este mês, mas agora o dia foi divulgado: 24 de julho.
A aeronave que possui uma fuselagem redimensionada para comportar seções de aviões comerciais fará um pouso em Fortaleza antes de seguir viagem até Viracopos, em Campinas. Em seu interior estará um helicóptero ACH160, também da própria Airbus, e que fará sua estreia na região, assim como o Beluga.
O Beluga em questão, da versão A300-600ST, é da primeira geração do modelo, também chamado de BelugaST. Ele está em operação desde 1995, servindo como aeronave de transporte de peças entre as fábricas da Airbus.
No entanto, com o advento da segunda geração, o BelugaXL, de maior capacidade (já que é baseado no A330), o BelugaST foi deslocado para uma nova missão, prestar serviços para terceiros, dentro da Airbus Beluga Transport, companhia aérea criada pela fabricante europeia.
Curiosamente, o Beluga foi desenvolvido como um substituto Super Guppy, uma aeronave quadrimotor turboélice americana que a Airbus adquiriu para colocar em prática sua produção de jatos comerciais descentralizada. Além de antigos, esses aviões tinham uma capacidade limitada, o que levou a empresa a planejar um cargueiro próprio e que ganhou a denominação por conta da semelhança com o cetáceo.
Segundo a Airbus, o BelugaST comporta até 47 toneladas de carga e tem autonomia máxima de 4.632 km (com uma carga de 26 toneladas), daí a necessidade de escala em Fortaleza.