A Viva Air, companhia aérea de baixo custo colombiana, realizou seu primeiro voo para o Brasil neste quarta-feira, 22. A rota Medellin-São Paulo, com três frequências semanais, estreou com um jato Airbus A320neo, cujo pouso em Guarulhos ocorreu às 3:49.
Os voos VH 461 e VH 460 são os mais longos operados pela Viva Air, que tem expandido sua malha internacional. A viagem inaugural teve tempo de voo de 5 horas e 42 minutos, segundo dados do FlightRadar24.
Além de São Paulo, a Viva Air voa para Buenos Aires e Lima, na América do Sul, além de cidades como Punta Cana, Cancún, Cidade do México e Orlando e Miami, nos EUA. A empresa também acaba de estrear um voo entre Cartagena a capital mexicana.
A frota da empresa consiste em 23 jatos A320, metade deles da versão Neo, com maior alcance e economia.
Desde o anúncio do voo para o Brasil em fevereiro, a Viva Air passou por importantes mudanças. No final de abril, a empresa fechou um acordo com a Avianca para repassar seu controle para a tradicional companhia aérea colombiana.
Já em maio foi a vez de a Avianca e a Gol anunciaram a criação do Grupo Abra, holding que reunirá várias empresas aéreas sob o mesmo guarda-chuva. Os reflexos dessas mudanças, no entanto, ainda não foram percebidos no dia a dia da Viva Air, que estreou há dez anos.