A Romênia está prestes a anunciar o maior acordo militar de sua história. Segundo a Bloomberg, o país europeu membro da OTAN deve assinar nos próximos dias um contrato de US$ 6,5 bilhões para adquirir 32 caças Lockheed Martin F-35A Lightning II fabricados nos Estados Unidos.
O ministro da Defesa, Angel Tilvar, disse a publicação que Bucareste aguarda a aprovação parlamentar em Washington para avançar com a compra dos aviões, bem como equipamentos de logística, treinamento e munições. Segundo Tilvar, as aeronaves devem entrar em serviço com a força aérea romena a partir de 2030.
O interesse da Romênia no F-35 não é de hoje e o país, inclusive, chegou a anunciar, em abril deste ano, a seleção do caça de quinta geração da Lockheed Martin para reforçar a força aérea. Com a guerra na vizinha de fronteira Ucrânia contra a Rússia, a aquisição dos jatos avançados se tornou uma prioridade para a nação.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A guerra literalmente chegou à nossa porta nas últimas semanas”, disse Tilvar à agência norte-americana, citando novos ataques russos aos portos localizados nas margens do rio Danúbio, perto da fronteira leste da Romênia. “Não estamos ignorando esses riscos de forma alguma.”
Além do F-35, a Romênia também aguarda pela entrega de 32 caças F-16 de segunda mão da Noruega até 2025.
Em maio, o MiG-21 na versão LanceR, atualizado com aviônicos e sistemas de armas desenvolvidos por empresas romenas e de Israel, foi retirado de serviço após permanecer como a principal aeronave de combate no inventário da força aérea do país.