A Rússia se pronunciou oficialmente sobre a queda do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que caiu em Aktau, no Cazaquistão, após ter sido atingido por “interferência física e técnica externa”, que agora se sabe ser do sistema de defesa aérea russo.
Em conversa telefônica com o Presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev, Vladimir Putin teve, segundo o Kremlin, “discussão detalhada sobre questões relacionadas à queda de um avião da Azerbaijan Airlines em 25 de dezembro”.
Putin pediu desculpas pelo fato de o incidente ter acontecido no espaço aéreo russo e mais uma vez ofereceu profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos, segundo o Kremlin.
De acordo com o governo russo, o avião de passageiros da Azerbaijan Airlines estava voando segundo o cronograma e tentou pousar repetidamente no Aeroporto de Grozny, capital da Chechênia, seu destino após decolar de Baku, capital do Azerbaijão.
Na ocasião, segundo o Kremlin, “veículos aéreos de combate não tripulados ucranianos (UCAVs) atacaram Grozny, Mozdok e Vladikavkaz, e os sistemas de defesa aérea russos estavam repelindo esses ataques”.
Putin teria informado Aliyev que, segundo o Artigo 263 do Código Penal da Federação Russa, que trata da violação das regras de segurança de tráfego e operação dos sistemas de transporte aéreo, um processo criminal foi aberto para apurar, sob consulta de especialistas civis e militares, as causas do incidente.
O Kremlin revelou ainda que serviços de investigação da Rússia, Azerbaijão e Cazaquistão estão trabalhando em conjunto no local do acidente, perto da cidade de Aktau.
El Al cancela voos para Moscou
Em decorrência do incidente com o avião da Azerbaijan Airlines, a companhia aérea israelense El Al anunciou o cancelamento de todos os seus voos para Moscou, citando “acontecimentos no espaço aéreo russo”, segundo o jornal Times Of Israel.
No comunicado, a El Al disse: “Na próxima semana, uma nova avaliação da situação será realizada para decidir se a rota será retomada”. A empresa aérea de Israel informou ainda que seus passageiros serão atualizados sobre a situação no decorrer do período.
A El Al não se pronunciou diretamente sobre a queda do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines e nem sobre o sistema de defesa aéreo da Rússia ter sido a causa do incidente, que vitimou 38 pessoas, a maioria de cidadãos do Azerbaijão.