Após vários anos de desenvolvimento, a United Aircradt Corporation (UAC), a holding que comanda as maiores fabricantes de aeronaves da Rússia, conseguiu realizar o voo inaugural do Il-96-400M, o maior widebody já desenvolvido na história do país.
Derivado do modelo IL-96-300, o novo jato possui um peso máximo de decolagem de 270 toneladas e uma fuselagem com quase 64 metros de comprimento capaz de acomodar até 370 passageiros em classe única.
É uma aeronave semelhante em porte ao Airbus A330-900neo usado pela Azul Linhas Aéreas, mas enquanto o bimotor europeu pode voar por até 13.334 km, o Il-96-400M só consegue percorrer 8.100 km em configuração de duas classes.
Um dos motivos para o desempenho aquém de aviões ocidentais é o fato de o avião russo continuar a ser um quadrimotor, equipado com os obsoletos turbofans PS-90A1, que consomem muito combustível.
A Rússia somente há pouco começou a desenvolver um motor de grande razão de diluição e concepção mais moderna, o PD-35, mas que ainda está longe do serviço ativo.
Sua construção também é convencional, com estrutura metálica em vez do uso de materiais compostos, como o MC-21, o jato comercial russo mais avançado.
Apesar disso, o IL-96-400M incorpora alguns aprimoramentos, como o sistema de entretenimento de bordo e de navegação, ambos desenvolvidos por empresas russas – o país sofre sanções do Ocidente por conta da invasão à Ucrânia.
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“A nova versão modernizada das aeronaves da família Il-96 complementará a linha UAC de aeronaves civis no segmento de aviões de passageiros de fuselagem larga e nos permitirá oferecer ao mercado, juntamente com os MC-21-310, SJ-100 e Tu-214, aeronaves de diversos tamanhos e alcances, capazes de fornecer malha de rotas em todo o país e substituir congêneres estrangeiros”, disse Yuri Slyusar, diretor geral da UAC.
Futuro indefinido
O papel do Il-96-400M na aviação comercial russa ainda não está claro, no entanto. A aeronave chegou a ter o desenvolvimento suspenso e depois sugeriu-se que apenas dois jatos seriam fabricados e usados pelo governo do país.
Nesse meio tempo, a Rússia abandonou a joint venture CRAIC, que foi criada para projetar e montar o CR929, um widebody moderno em sociedade com a COMAC, da China.
O agora C929 será desenvolvido apenas pelos chineses enquanto algumas empresas da UAC seguem como fornecedores. A previsão de entrada em serviço da aeronave de porte semelhante ao Boeing 787 é desconhecido.
Diante disso, uma produção limitada do Il-96-400M para atender as companhias aéreas russas, boa parte delas com laços com o governo, pode ser uma saída.