VoePass se aproxima da LATAM após fim da parceria com a Gol

Companhia aérea regional anunciou ampliação do codeshare com a empresa chilena a partir de 9 de maio
ATR 72 da VoePass
ATR 72 da VoePass (Alexandro Dias)

A VoePass, companhia aérea regional com sede em Ribeirão Preto, anunciou a ampliação do acordo de codeshare com a LATAM. As duas empresas, que são parceiras desde 2014, passarão a compartilhar mais voos a partir de 9 de maio.

Serão 13 destinos novos já operados pela VoePass com seus turboélices ATR, sendo eles Ipatinga (MG), Barreiras (BA), Feira de Santana (BA), Valença (BA), Paulo Afonso (BA), Teixeira de Freitas (BA), Lençóis (BA), Fernando de Noronha (PE), Uruguaiana (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Santo Ângelo (RS) e Aracati (CE).

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O anúncio coincide com o fim da parceria com a Gol, também marcada para 9 de maio. A companhia aérea havia revelado em 1º de abril que fecharia as bases de Araguaína (TO), Barreiras, Lençóis, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas (BA), Santa Maria e Uruguaiana (RS) e Uberaba (MG) de forma temporária para adequações na malha. Todos esses destinos eram operados pela VoePass.

Sem os ATR, a Gol colocará seus Boeing 737 em voos para Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Ipatinga a partir de 9 de maio.

(MAP)
A Gol anunciou a compra da MAP em 2021, de olho nos slots em Congonhas (MAP)

O rompimento entre as duas companhias aéreas surpreende porque a Gol havia fechado um acordo de compra da MAP, empresa aérea fundada no Norte do país, e que havia sido assumida pela VoePass pouco tempo antes.

Na época, o negócio, no valor de R$ 28 milhões tinha como objetivo principal os 26 slots do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que haviam sido redistribuídos da extinta Avianca (OceanAir) para outras companhias. As aeronaves ATR da MAP acabaram não entrando no acordo, o que reforçou a impressão de que se tratava apenas de uma forma de ampliar a participação no concorrido aeroporto paulistano.

No fim, a ANAC fez uma nova partilha de slots em 2022 e que beneficiou sobretudo a Azul, que passou de 41 para 84 horários diários. A VoePass, por sua vez, assumiu apenas 20 slots enquanto a LATAM avançou de 236 para 240 slots e a Gol, de 234 para 238 slots.

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