Uma estranha atividade ocorreu em Toulouse, sede da Airbus na sul da França, entre os dias 21 e 22. Segundo registros de ADS-B da aeronave F-WMIL, um dos protótipos do A350-1000, esses voos de demonstração teriam sido realizados para a Cargolux.
A empresa cargueira obviamente não tem interesse no maior dos A350 de passageiros, mas sim na futura variante de cargas que a Airbus reconheceu em julho estar desenvolvendo.
Como a própria fabricante mencionou recentemente, o futuro A350F utilizará o A350-1000 como base de desenvolvimento, daí que ver uma equipe da Cargolux conhecendo a aeronave de perto faz todo o sentido.
A empresa cargueira já demonstrou interesse em um A350 de cargas há bastante tempo. Durante o Paris Air Show de 2019, Richard Forson, CEO da Cargolux, confidenciou ao Aerotelegraph que um A350 cargueiro seria uma boa aeronave assim como o Boeing 777X.
A Cargolux opera atualmente uma frota exclusiva do Boeing 747 e já deixou claro que substitui-lo pelo atual 777F não faz sentido. A empresa sediada em Luxemburgo prefere uma aeronave de nova geração, capaz de oferecer uma redução significativa de custos.
Há uma expectativa de que a Boeing lançará o 777XF durante o Dubai Airshow, que ocorrerá em meados de novembro. Um pedido da Qatar Airways é bastante cogitado visto que a empresa tem reiterado o interesse na aeronave.
Diante desse cenário, ver a Cargolux como potencial lançadora do A350F não seria de todo mal.