A novela da transferência dos voos nacionais do antigo para o novo terminal do aeroporto de Viracopos, em Campinas, ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (23). A concessionária Aeroportos Brasil afirmou que dentro de um mês todos os voos estarão operando no novo prédio: “O dia 23 de abril de 2016 vai entrar na história de Campinas, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil. A partir dessa data, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em parceria com as companhias aéreas Azul, TAM e GOL, transfere todos os voos de passageiros para o novo terminal (T1).”, informa o comunicado.
Além de postergar mais uma vez a mudança, agora ela será feita de uma só vez, como deixou a entender o anúncio da concessionária que promete a transferência “a 0 hora do dia 23 de abril”.
Com isso, o antigo terminal, hoje chamado de T0, será fechado nesse dia até ser transformado numa área de apoio do complexo aeroportuário. Mas isso não significa que o Terminal 1 esteja concluído. Segundo a concessionária, uma das áreas será aberta ao público, o Píer C, enquanto o Píer B, central, ficará para um segundo momento. Assim Viracopos passará a ter capacidade para 14 milhões de passageiros por ano, cerca de 40% a mais do que o movimento atual. Com a inauguração completa, o terminal teria potencial para atender até 25 milhões de passageiros.
Obras e falta de acabamento
Airway esteve em Viracopos nos últimos dias e viu um aeroporto que aos poucos vai ganhando a forma definitiva. Os trabalhos no momento se concentram no acabamento do processador, o prédio onde ficam os check-ins e acesso ao embarque. As três ilhas de check-in estão prontas, mas o forro e piso ainda estavam sendo concluídos, assim como acessos e outros equipamentos.
O projeto deve agradar os passageiros pelo bom gosto e equilíbrio, porém, ao mesmo tempo em que áreas são finalizadas várias partes do edifício revelam falhas e falta de peças de acabamento. O piso do saguão, por exemplo, tem um desnível entre a ala aberta em 2014 e a atual, isso porque a concessionária optou por instalar um material mais simples e agora será preciso substituir tudo.
Segundo funcionários informaram ao site, alguns testes de voos foram feitos recentemente, como adiantamos, mas logo interrompidos. Internamente, a previsão era que o início da migração dos voos ocorreria a partir deste final de semana e seria gradativa, uma atitude mais segura em se tratando de uma operação tão delicada.
Gostaria de conhecer o novo terminal de Viracopos. Existe algum lugar para visitantes poder visualizar a pista? Objetivo fotos e vídeos da atividade do aeroporto.
Denilson, sim.
O Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos tem dois Píers em que as estruturas laterais são de vidro, facilitando a visão da pista. Espreguiçadeiras colocadas nas salas de embarque deixam o passageiro confortável ao ver o movimento de pista. Para o visitante que não embarca, ainda não existe uma área prevista para Spotters. Contudo, a fácil localização permite fotos bem próximas.
Ricardo Meier,
Parabéns pela nota. Entretanto, não ficaram claras as informações que alguns testes de voos foram feitos e logo interrompidos. Como isso funciona?
Este aeroporto está há um tempão sendo construído e ainda não está concluído que vergonha, se fosse uma Camargo Corrêa ou Odebrecht já teriam terminado isso aí em um 1 ano e meio, Constran e utc e companhia não sabem fazer obra.
????