Maior aeronave comercial da Airbus, o A350 ultrapassou a marca de mil jatos encomendados em junho. O novo patamar foi possível sobretudo graças ao pedido de 40 aviões pela Air india, parte de um imenso investimento da transportadora para expandir suas rotas no mundo.
Além da Air India, também a Philippine Airlines anunciou um acordo para nove A350-1000 enquanto a Airbus incluiu dez aeronaves para clientes não identificados.
Com as novas encomendas, a carteira de pedidos cresceu 59 aeronaves, reduzindo mais uma vez a distância para a família A330, que teve apenas seis pedidos firmes no mês passado.
No entanto, o A330, mais bem sucedido widebody da Airbus, segue bem à frente, com 1.781 aviões encomendados até hoje.
Dois jatos no Brasil
Dos 1.026 A350, 755 são da variante A350-900, a primeira a entrar em serviço em 2015. Já o A350-1000, maior aeronave comercial da Airbus após o fim da produção do A380, tem agora 224 pedidos, enquanto o novo cargueiro A350F, 39 encomendas.
A Airbus já entregou pouco mais da metade desses pedidos. Estão em serviço no momento 468 A350-900 e 74 A350-1000.
O maior operador do A350 é a Singapore Airlines com 62 A350-900 dos 65 encomendados. Em seguida vem a Qatar Airways, cliente lançadora do modelo, com 56 aviões em sua frota (34 A350-900 e 22 A350-1000).
No Brasil, o A350 é atualmente operado apenas pela Azul, que tem dois A350-900 recebidos de segunda mão no ano passado. A LATAM foi a primeira cliente do modelo no passado, mas decidiu simplificar sua frota de widebodies com as aeronaves da Boeing.