Widebody C929 é lançado com encomenda da Air China

Terceiro jato comercial da COMAC terá capacidade para 280 passageiros e alcance de 12.000 km e concorrerá com o Boeing 787 e o Airbus A330neo
Maquete do COMAC C929
Maquete do COMAC C929

A COMAC anunciou na abertura do Airshow China 2024, em Zhuhai, que a Air China será a cliente lançadora do C929, primeiro widebody da fabricante.

A aeronave, que teve o desenvolvimento iniciado em parceria com a Rússia como CR929, terá capacidade para 280 passageiros e um alcance de 12.000 km.

Nem a fabricante chinesa nem a companhia aérea revelaram quantas aeronaves serão encomendadas. O cronograma do C929 ainda é bastante impreciso, com rumores sobre um protótipo sendo fabricado, mas sem uma data alvo de entrada em serviço.

O C929, widebody chinês
O widebody C929 já sem qualquer referência à parceria com a Rússia (Ricardo Meier)

O C929 será um concorrente direto do Boeing 787 e do Airbus A330neo, mas não está claro qual será o motor a ser utilizado no jato de fuselagem larga.

Enquanto pertenceu à CRAIC, joint venture entre a COMAC e a russa UAC, o CR929 seria equipado com o turbofan PD-35, mas o fim da parceria em 2023 e as sanções impostas a Moscou colocam a alternativa em xeque.

A China está desenvolvendo seus próprios turbofans comerciais, mas os programas estão ainda em estágios intermediários, até onde se sabe.

O modelo em desenvolvimento é o CR929-600; o grupo sino-russo também estuda outras versões (UAC)
A Rússia foi sócia do projeto quando se chamava CR929. País deixou parceria no ano passado (UAC)

A COMAC produz atualmente o C909, ex-ARJ21, e está em crescimento na produção do C919, um jato do porte do A320 e do 737.

Portanto, o C929 completaria seu portfólio de jatos comerciais, cobrindo uma faixa de 90 a 280 assentos.

Total
0
Shares
Previous Post
O projeto do jato de passageiros supersônico Horizon

Mais um sucessor do supersônico Concorde fracassa nos EUA

Next Post

Rússia convida empresas aéreas estrangeiras a assumirem voos domésticos

Related Posts
Total
0
Share