Embora seja um empreendimento com sede nos EUA, a ZeroAvia vai alçar voo com seu novo protótipo nos céus do Reino Unido. Recentemente, a autoridade de aviação civil britânica (CAA, na sigla inglês) concedeu uma licença para a empresa iniciar os testes de voo com o HyFlyer II, avião adaptado com um sistema de motorização elétrico movido a hidrogênio baseado no bimotor alemão Dornier Do 228.
Nome cada vez mais frequente no noticiário aeronáutico, a ZeroAvia é uma startup focada no desenvolvimento de sistemas de motorização de zero emissão para aplicação na aviação. O projeto mais recente da companhia é o Do 228 equipado com o motor a hidrogênio na asa esquerda – enquanto a asa direita mantém o motor turboélice original Honeywell TPE-331. O primeiro voo do protótipo no Reino Unido deve ocorrer no início de 2023, segundo a empresa.
“Ganhar nossa licença da CAA para voar é um marco crítico, pois desenvolvemos um sistema de propulsão de aviação com emissão zero que será a solução mais ambiental e econômica para reduzir o impacto climático da indústria. Vamos começar o ano de 2023 da melhor maneira possível, demonstrando voando que o verdadeiro voo comercial de emissão zero está mais próximo do que muitos pensam”, celebrou Val Miftakhov, fundador e CEO da startup.
A ZeroAvia explica que levou o HyFlyer II para o Reino Unido a fim de aproveitar o programa do governo local que incentiva o desenvolvimento de sistemas de motorização de zero emissão para aviões de 9 a 19 lugares.
O protótipo da empresa americana, equipado com o motor ZA600 de 600kW projetado por ela mesma, será avaliado sob os parâmetros da “Parte 21” do regulamento da CAA. Trata-se de um termo padrão da indústria (a ANAC também usa esse padrão) usado para aprovar o design e produção de aeronaves e a certificação de produtos aeronáuticos.
A rodada de testes de voo no Reino Unido abrirá o caminho para a certificação comercial do motor ZA600 até o final de 2023, de acordo com a startup. A entregas dos primeiros sistemas, que soma 1.500 pré-encomendas, é programada para 2025.
O HyFlyer II é o segundo protótipo montado pela ZeroAvia. Em 2020, a empresa testou nos EUA o HyFlyer baseado no monomotor Piper Malibu. A empresa também trabalha no desenvolvimento de um sistema de motorização a hidrogênio compatível com o Cessna Grand Caravan.